Comitê de Ética em Pesquisa da Uergs seleciona novos membros da área de Ciências Biológicas ou Biotecnologia e/ou Ciência dos Alimentos

19/01/2021 22:28

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Uergs está com inscrições abertas para membros com formação em Ciências Biológicas ou Biotecnologia e/ou Ciência dos Alimentos, sendo duas vagas do sexo masculino, em cumprimento do item 2.2 letra B, da Norma Operacional Nº 001/2013 do Conselho Nacional de Saúde, que trata da composição dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), exigindo na composição dos Comitês a equiparação de pessoas dos dois sexos nos CEPs.

 

Os membros do Comitê são responsáveis pela análise das questões éticas de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos e pela emissão de pareceres de projetos dentro de sua área de conhecimento, tendo como base as resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O mandato dos membros do CEP/UERGS será sempre de 03 (três) anos, podendo ser reconduzidos mais de uma vez.

Os candidatos devem enviar e-mail manifestando interesse para o endereço cep@uergs.edu.br, incluindo a área de formação e o link para seu currículo da Plataforma Lattes do CNPq, até às 12h00 do dia 31 de janeiro (domingo) de 2021.

Requisitos para a inscrição:

a)    Os interessados devem ter, no mínimo, titulação de mestre e experiência em pesquisa;

b)    Ser funcionário da UERGS (do corpo docente, técnico ou de apoio administrativo), de outra IES ou estar cursando doutorado em IES do Estado do Rio Grande do Sul;

c)    Ter disponibilidade de dedicação de 4 horas semanais para as atividades do CEP para participar presencialmente de eventos, reuniões e demais atividades do Comitê. As reuniões do CEP ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês. Atualmente, as reuniões estão ocorrendo por via remoto pelo google meet - enquanto durar a pandemia. Após a pandemia, as reuniões serão presenciais na Unidade da Uergs em Porto Alegre (Av. Bento Gonçalves, 8855, prédio 11). Podem ocorrer reuniões extraordinárias sempre nas terças feiras (com intervalo de 15 dias entre as reuniões).

d)    Disponibilidade para participar de treinamento obrigatório para capacitação nos dias 04 e 08 de fevereito/21 das 13h30 às 17h, que será ministrado pela coordenação e membros ativos do Comitê atual.  

Critérios para seleção:

Caso ocorra um número maior de candidatos aplicaremos os seguintes critérios para desempate:

1. Maior tempo de experiência em pesquisa e produção científica;

2. Experiência em Comitê de Ética em Pesquisa;

3. Maior IGA (para candidatos da Uergs) ou tempo de vínculo institucional (para demais candidatos).

O resultado será divulgado às 17h do dia 01 de fevereiro (segunda feira) de 2021 por e-mail dos selecionados(as) e no site do CEP-Uergs.